13 de Novembro de 2025

Papa Francisco: A Igreja reconhece nos enfermos a presença de Cristo sufriente

Domingo, 08 de Dezembro de 2013 Papa Francisco: A Igreja reconhece nos enfermos a presença de Cristo sufriente

Em sua mensagem difundida hoje por motivo da 22 Jornada Mundial do Enfermo, a celebrar-se o 11 de fevereiro, Festa de Nossa Senhora de Lourdes, o Papa Francisco assinalou que a “a Igreja vê em vocês, queridos enfermos, uma presença especial de Cristo sufriente”.

O Santo Pai recordou que Jesús tomou sobre si a doença e o sofrimento, transformando-os na luz de “uma vida nova em plenitude" que muda as experiências negativas em positivas.

Francisco assinalou que seguindo o caminho de Cristo, que se entregou por amor, também nós "podemos amar aos demais como Deus nos amou, dando a vida por nossos irmãos”.

"A fé em Deus bom se converte na bondade, a fé em Cristo crucificado se converte em força de amar até o final e inclusive a nossos inimigos”.

O Papa assinalou que “ante o mistério do amor de Deus por nós, que nos dá a esperança e a coragem: a esperança, porque no plano amoroso de Deus, inclusive na noite da dor está aberto à luz da Páscoa; e a coragem para enfrentar-se à cada a adversidade em sua companhia, unidos a Ele”.

Ao acercanos com ternura “àqueles que estão precisados de atendimento levamos a esperança e o sorriso de Deus nas contradições do mundo”.

O Santo Pai indicou que a Virgem María é o modelo cristão “para crescer na ternura, na caridade respeitosa e delicada”.

"A Santísima Virgem, mãe dos enfermos e dos que sofrem”, disse o Papa, “permanece ao lado de nossas cruzes e nos acompanha no caminho para a ressurreição e a vida plena”.

Recordando suas palavras na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, o Papa assinalou que “a Cruz ‘é a certeza do amor fiel de Deus por nós. Um amor tão grande que entra em nosso pecado e o perdoa, entra em nosso sofrimento e nos dá a força para levá-la, também entra na morte com o fim de ganhar e poupar nós’”.

A cruz de Cristo, disse Francisco, “nos convida a deixar-nos contagiar por este amor, ensina-nos a olhar sempre aos demais com misericórdia e amor, especialmente os que sofrem, os que precisam ajuda”.

Por último, o Papa Francisco exortou a viver a XXII Jornada Mundial dos Enfermos "em comunhão com Jesucristo" apoiando aos que cuidam dos enfermos e os que sofrem.