OMP recorda o 6 de janeiro aos catequistas nativos
Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2014
As Obras Misionales Pontifícias (OMP) convocou para o próximo 6 de janeiro a Jornada de Catequistas Nativos, sob o lema 'Catequistas nativos, testemunhas da fé e a caridade', que coincidindo com a Solenidade da Epifania do Senhor, pretende recordar a importância destes catequistas conhecidos também como líderes de comunidades ou delegados da Palavra na evangelização.
Segundo explica OMP, os catequistas nativos são especialmente importantes já que um dos objetivos do processo evangelizador é constituir posteriormente uma comunidade com organização eclesial própria, uma tarefa à que se abocam os catequistas provenientes dessa zona.
Assim mesmo, a importância dos catequistas nativos radica na ajuda que brindam aos missionários estrangeiros para que possam chegar a lugares ou ambientes específicos, apoiando-os com os conhecimentos que têm da cultura, língua e território.
Ademais também são tradutores da Palavra que se prega, e um dos principais apoios dos missionários. "Os catequistas nativos são uma necessidade para que a Palavra de Deus coalhe no terreno no que se semeou" asseguram desde a OMP.
O lema eleito para a jornada deste ano é 'Testemunhas da fé e da caridade', o qual pretende sublinhar a dimensão crente e fiel destes catequistas que em diversas ocasiões, no meio de situações difíceis, mantiveram uma fé responsável e alentadora em suas comunidades. Trabalham ao serviço da comunidade velam por ela e suas necessidades com uma enorme disponibilidade.
Outras notícias
-
Igreja tem participação nas atividades da COP30 nesta quarta-feira
-
Processo de beatificação de padre Cícero avança na Santa Sé
-
CNBB lança revista Movimento de Educação de Base (MEB), em pauta IA na Educação Popular
-
Diocese de Propriá (SE) tem novo bispo
-
Dez princípios para renovar a música e o canto litúrgicos, segundo são João Paulo II
-
Esses são os sete santos canonizados por Leão XIV neste domingo






