Oito de cada dez mexicanos se declara católico, revela enquete
Domingo, 08 de Dezembro de 2013
A Enquete Nacional de Cultura e Prática Religiosa, realizada pelo Instituto Mexicano de Doutrina Social Cristã (IMDOSOC), revelou que praticamente oito de cada dez mexicanos se considera católico.
De acordo à Dra. María Luisa Aspe Armella, presidenta do IMDOSOC, a enquete tem 1.49 por cento de margem de erro e um 95 por cento de confiança, pelo que é uma boa ferramenta sociológica para conhecer o sentir dos mexicanos com respeito a seus hábitos religiosos e compromisso social.
O estudo conta com o respaldo da prestigiosa encuestadora Ipsos.
A enquete revelou que o 94 por cento dos mexicanos não participa em nenhuma organização social, nem de medioambiente, de assistência ou caridade, como também não grupo de vizinhos ou condóminos, de pais de família, nem grupo da igreja.
No entanto, assinala o IMDOSOC, no restante 5 por cento que sim participa em organizações sociais, o 34 por cento o realiza num grupo da Igreja, principalmente dedicando horas de seu tempo.
O 39 por cento de interrogados indicou que em alguma ocasião se deteve a ajudar a alguma pessoa que atravessava um problema, o 28 por cento disse ter realizado doações em caso de desastre natural, enquanto o 15 por cento colabora em obras comunitárias.
O 65 por cento de mexicanos se declara muito feliz, o 32 por cento disse estar mais ou menos feliz e só um 2 por cento manifestou não estar nada feliz.
Conferidos por sua religião, o 62 por cento de católicos asseguraram estar muito felizes com sua religião.
O 37 por cento de interrogados disse que a Igreja ajuda a resolver problemas sociais, tais como o apoio às pessoas pobres, a drogadição, delinquência, violência, e à promoção de uma cultura de paz.
O 90 por cento de mexicanos assegurou que acredita em Deus, enquanto o 9 por cento assegurou que não crê, e o 1 por cento não sabe.
Sobre a confiança nas instituições, os mexicanos confiam mais na Marinha, num 57 por cento, no Exército, num 49 por cento, e em terceiro lugar na Igreja, num 47 por cento.
De acordo ao estudo do IMDOSOC, os mexicanos confiam mais nas religiosas de vida apostólica e contemplativa do que em outros membros da Igreja, e as relacionam de forma positiva com o respeito aos direitos humanos, ao sucesso pastoral, a honestidade, tolerância e solidariedade, disciplina, ordem e transparência.
Devido à magnitude da enquete, com uma mostra de 4 313 pessoas, bem como pela diversidade dos temas, IMDOSOC anunciou que será apresentada em várias etapas, que podem ser conferidas através de seu lugar web www.encuestacreerenmexico.mx
O Instituto Mexicano de Doutrina Social Cristã é uma instituição conformada por laicos católicos, com espírito ecumênico e em diálogo com as culturas, que procura formar “consciência pessoal e social, para construir uma realidade social justa à luz do Evangelho e através da investigação, o ensino e a difusão do pensamento social cristão”.
Outras notícias
-
Igreja tem participação nas atividades da COP30 nesta quarta-feira
-
Processo de beatificação de padre Cícero avança na Santa Sé
-
CNBB lança revista Movimento de Educação de Base (MEB), em pauta IA na Educação Popular
-
Diocese de Propriá (SE) tem novo bispo
-
Dez princípios para renovar a música e o canto litúrgicos, segundo são João Paulo II
-
Esses são os sete santos canonizados por Leão XIV neste domingo






