10 de Novembro de 2025

O fim do MSN, Windows Live Messenger acabará em março

Sexta-feira, 03 de Junho de 2022 O fim do MSN, Windows Live Messenger acabará em março

O fim foi anunciado em novembro, mas agora já tem data marcada: a partir de 15 de março deste ano, o serviço de mensagens instantâneas Windows Live Messenger, antes chamado de MSN Messenger, será aposentado pela Microsoft. As contas deverão ser migradas para o serviço de mensagens e videochamadas Skype.

As informações são do The Next Web. Segundo o site de tecnologia, a Microsoft já começou a enviar e-mails aos usuários do serviço com o anúncio. “Atualize para o Skype e use sua conta da Microsoft e todos os seus contatos do Messenger estarão disponíveis. Você poderá mandar mensagens instantâneas e conversar com vídeo com todos eles assim como antes”, diz a mensagem.

Procurada pelo Link, a Microsoft não confirmou a data exata, mas garantiu que o fim do serviço será mesmo no primeiro trimestre de 2013. “Nós encorajamos os usuários do Messenger a migrar para o Skype, logar-se com sua conta Microsoft e conversar com seus contatos por lá”, disse a empresa.

O Skype foi comprado pela Microsoft em maio de 2011, por US$ 8,5 bilhões. Na verdade, o serviço de voz por IP já usa os sistemas do Messenger para mensagens em 80% de suas mensagens instantâneas e para boa parte de suas chamadas.

Há algum tempo o MSN vem perdendo terreno para outras ferramentas de comunicação instantânea como o Gtalk (do Gmail), o chat do Facebook e o próprio Skype. Em 2010, o Messenger tinha 300 milhões de usuários; hoje, tem cerca de 100 milhões. Já o Skype conta com 280 milhões de usuários.

O Windows Live Messenger continuará funcionando apenas na China. A Microsoft não explica o motivo, mas acredita-se que esteja relacionado a restrições do governo chinês sobre serviços de VoIP, como o Skype.

RCR/Estadão