Missa de abertura da JMJ, mais de 400 mil
Terça-feira, 23 de Julho de 2013
Exatamente às 19:21 horas desta terça-feira teve início a abertura oficial da Jornada Mundial da Juventude, a JMJ Rio 2013.
Dom Orani, saudou os senhores cardeais, bispos, o clero e aos representantes dos 5 países “Celebro por todos aqueles que acreditam que um mundo novo é possível” disse. “A cidade do Rio de janeiro ficou ainda mais linda com a presença de todos vocês, esta é a casa de vocês, queremos ser a grande família de vocês” declarou Dom Orani na abertura da sua pregação. Saudou ainda o papa Francisco que acompanhava através dos meios de comunicação. Ressaltou que esta é uma jornada histórica pois conta com a presença de um papa latino-americano.
Quando recebemos os ícones da JMJ a comoção tomou conta da nossa juventude há 2 anos em Madri, quando começou a peregrinação dos ícones da jornada.
O entusiasmo dos jovens demonstram um desejo de se comprometer com o projetos de Jesus. O mundo necessita de jovens como vocês. Jesus veio para que os pecadores experimentem a misericórdia. Somos chamados a ser discípulos amados por Deus e santos por vocação. Eis nos aqui, a exemplo de Mateus, estamos pronto a assumir a consequência do nosso Sim”.
Contemplando esse imenso mar, somos convidados a dar um mergulho em águas profundas, águas do nosso batismo. Somos chamados a viver a nossa fé. Quando respondemos positivamente a Cristo Ele vem cear em nossa casa.
“Como Samuel, Paulo e Mateus, possamos dizer sim ao chamado de Deus”. E nas nossas escolas, comunidades, associações, famílias, sejamos a voz que anuncia o amor. “Existe uma revolução de amor nesse momento. O outro é nosso irmão. Façamos ecoar esta verdade por todo o mundo”. “Vamos peregrinar por este rio semeando a fraternidade por onde passarmos.” “Comprometam-se com o mundo novo, semeando a luz de Jesus Cristo”. Aqui, em nossas cidades e em nossos países, Jesus Cristo é sempre atual.
“Queridos jovens, não tenham medo de abrir os seus corações para Cristo. Temos muitas barreiras e injustiças para superar.Vamos construir pontes ao invés de muros e obstáculos. O mundo todo, através de vocês, presentes nesta cidade, precisa testemunhar a solidariedade, a partilha e a acolhida no amor de Cristo Redentor.”
Invocou ainda a proteção de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Penha sobre aqueles que chamou “missionários da nova evangelização”, protagonistas do mundo novo e sentinelas do amanhã.
Cristo ressuscitou e vai a nossa frente e nos fará compreender a nossa missão de como conduzir as pessoas ao pai.
O cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Laicos, deu as boas-vindas aos jovens. No encerramento da missa, Dom Orani lembrou aos fiéis que amanhã começam as catequeses.
No lançamento oficial do selo em homenagem a visita do papa Francisco ao Brasil, o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, pede reflexão aos brasileiros. "Aproveitemos a visita para meditarmos sobre o futuro e consigamos perceber que uma nação só é plena se conseguir dar a todos o direito à vida, ao estudo e condições de vida decentes", disse.
Segundo informações da PM mais de 400 mil pessoas acompanham a missa em Copacabana, milhares de pessoas acompanhavam através de telões em pontos estratégicos do Rio.
Outras notícias
-
Processo de beatificação de padre Cícero avança na Santa Sé
-
CNBB lança revista Movimento de Educação de Base (MEB), em pauta IA na Educação Popular
-
Diocese de Propriá (SE) tem novo bispo
-
Dez princípios para renovar a música e o canto litúrgicos, segundo são João Paulo II
-
Esses são os sete santos canonizados por Leão XIV neste domingo
-
Igreja no Brasil se mobiliza para a 9ª Jornada Mundial dos Pobres com o tema “Tu és a minha esperança”






