Livro sobre qualidade da programação infantil da TV Brasil será lançado no dia 31
Sexta-feira, 03 de Junho de 2022
Um olhar atento aos programas infantis da TV pública é o mote do livro Qualidade na programação infantil da TV Brasil (Insular, 2012), a ser lançado no próximo dia 31, às 19h, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Praia de Iracema Fortaleza.
Resultado de cuidadosa pesquisa sobre a qualidade da programação infantil da TV Brasil, televisão pública gerida pela Empresa Brasil de Comunicação, a obra foi realizada pelas professoras Inês Vitorino e Andréa Pinheiro, do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), da Universidade Federal do Ceará. Os estudantes Andrea Acioly, Camila Torres, Nut Pereira, Samaísa dos Anjos e Sarah Coelho colaboraram no livro.
Além de estudo bibliográfico minucioso sobre a questão da qualidade na televisão, os pesquisadores se dedicaram à análise de 221 episódios dos 23 programas infantis exibidos pela TV Brasil entre outubro de 2010 e janeiro de 2011, como Castelo Rá-Tim-Bum, Dango Balango, Vila Sésamo, TV Piá e Cocoricó, dentre outros. O monitoramento dos programas levou em conta a análise de um conjunto de aspectos formais e de conteúdo presentes nas obras audiovisuais, com base nos seguintes critérios: diversidade, inovação/criatividade, promoção do desenvolvimento integral, promoção de modelos de conduta construtivos, estímulo à cultura nacional e à cidadania, interatividade, inocuidade, dentre outros.
Segundo a Profª Inês Vitorino, a análise da qualidade dos programas exibidos na emissora pública de TV "possibilita conhecer de perto a oferta de programas para a criança e é um passo importante no sentido de inserir nas políticas públicas de comunicação essa dimensão da qualidade do que é oferecido às crianças".
Para a Profª Andréa Pinheiro, a pesquisa contribuirá, também, para futuros estudos da área. "O modelo utilizado nas análises dos programas está inteiramente delimitado no livro, podendo ser usado em próximas pesquisas sobre a qualidade em obras audiovisuais destinados às crianças. Dentre os nossos objetivos, estava o de recomendar melhorias nos programas exibidos pela TV Brasil e propor um debate sobre a qualidade na programação infantil televisiva. Creio que conseguimos".
RCR/Universidade do Ceará
Outras notícias
-
Processo de beatificação de padre Cícero avança na Santa Sé
-
CNBB lança revista Movimento de Educação de Base (MEB), em pauta IA na Educação Popular
-
Diocese de Propriá (SE) tem novo bispo
-
Dez princípios para renovar a música e o canto litúrgicos, segundo são João Paulo II
-
Esses são os sete santos canonizados por Leão XIV neste domingo
-
Igreja no Brasil se mobiliza para a 9ª Jornada Mundial dos Pobres com o tema “Tu és a minha esperança”






