13 de Novembro de 2025

Eleição de Francisco: um dos fatos marcantes do Ano da Fé

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2013 Eleição de Francisco: um dos fatos marcantes do Ano da Fé

Chegando ao encerramento do Ano da Fé, na festa de Cristo Rei, a Porta da Fé não se fecha, mas permanece aberta para levar luz à humanidade, trazendo uma promessa de esperança, de paz, de amor e alegria a todos.

Nesses poucos dias antes da missa conclusiva, no próximo domingo (24), o programa ainda é intenso, a começar pela visita do papa Francisco ao Mosteiro das Monjas Camaldulenses, no Aventino (uma das sete colinas de Roma).

A visita está marcada para o final da tarde desta quinta-feira, 21, dia da Vida Contemplativa. "Será uma visita breve, mas significativa, dedicada a quem fez a escolha de uma vida de clausura, privilegiando uma vida de oração e contemplação".

O papa rezará com as monjas o Canto das Vésperas segundo a regra Camaldulense, seguido de um breve momento de Adoração Eucarística. Já na tarde do sábado, o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização organizou a jornada dedicada aos Catecúmenos, cujo ápice será o encontro, na Basílica Vaticana, com o papa Francisco.

Estarão presentes cerca de 500 catecúmenos, acompanhados de seus catequistas, provenientes de diversos países, como Rússia, Moldávia, Bósnia-Herzegovina, Egito, Marrocos, Argélia, China, Quirguistão, Mongólia, Cuba, entre outros. Por fim, a celebração da Missa conclusiva na Praça São Pedro.

Na coletiva de apresentação desses eventos, nesta segunda-feira, Dom Rino Fisichella recordou que "o Ano da Fé tinha por objetivo encontrar o gosto pela fé. Queria ser um momento para uma reflexão mais profunda e para a redescoberta do encontro com Cristo e a sua Igreja. Anunciar, celebrar e testemunhar a fé, como forma de nova evangelização para redescobrir a alegria de crer e o entusiasmo para comunicar a fé".

Para o Cardeal Cláudio Hummes, Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, essa redescoberta da fé foi impulsionada por dois eventos que marcaram este ano: a renúncia de Bento XVI e a eleição do papa Francisco.
SIR