13 de Novembro de 2025

Dom Orani, arcebispo do Rio, está entre os novos cardeais nomeados pelo Papa

Domingo, 12 de Janeiro de 2014 Dom Orani, arcebispo do Rio, está entre os novos cardeais nomeados pelo Papa

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, é um dos novos cardeais que serão criados em consistório no próximo dia 22 de fevereiro.

Após a oração mariana do Angelus, neste domingo, 12, o Santo Padre anunciou terá a alegria de presidir a um Consistório, durante o qual vai criar 16 novos cardeais, pertencentes a 12 nações de todas as partes do mundo.

Momentos antes do anúncio e de rezar a oração mariana, o Santo Padre refletia sobre o caminho de fé e caridade traçado pelo Batismo. Ele destacou a necessidade de um suplemento de partilha fraterna, de amor e caridade nos tempos de hoje.

“Peçamos à Virgem Santa para nos apoiar com a sua intercessão no nosso empenho de seguir Cristo no caminho da fé e da caridade, o caminho traçado pelo nosso Batismo”, concluiu.

Dom Orani diz que ser cardeal é, ao mesmo tempo, graça e responsabilidade



Dom Orani João Tempesta nasceu em São José do Rio Pardo (SP) e foi ordenado sacerdote em 1969. Foi nomeado arcebispo do Rio de Janeiro em abril de 2009, e foi o anfitrião do Papa durante sua visita oficial à cidade, na Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013. O religioso já tinha sido arcebispo de Belém e bispo de São José do Rio Preto (SP).

Em sua página na internet, a arquidiocese do Rio de Janeiro informou que dom Orani estava nos estúdios da TV Brasil, celebrando ao vivo a missa dominical das 8h, quando soube da nomeação. Ele afirmou que a nomeação é uma graça e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade.

"Em minha indignidade tenho certeza que a graça de Deus não me faltará para poder bem servir a Igreja nessa dimensão universal que é a dimensão do cardinalato. Peço a todos que continuem rezando por mim para que possa continuar servindo à Deus, à Igreja, como tenho servido até hoje, mas agora com essa responsabilidade maior, que se une às que já desenvolvo".