Construir a esperança: confira a mensagem de Dom Murilo Krieger para o ano de 2014
Terça-feira, 07 de Janeiro de 2014
O ano de 2014 será marcado pela fraternidade e pela paz? Nesse novo ano saberemos corrigir e superar os erros do passado? Poderemos ter esperança de dias melhores para todos? Alguns se apressarão em responder: como ter esperança num mundo marcado por tantos problemas? Como sonhar com um mundo melhor, quando crescem a insegurança, a imoralidade e as injustiças? Como não desanimar ao constatar que os filhos das trevas continuam demonstrando ser mais sábios que os filhos da luz?
Outros responderão à sua maneira, isto é, não com palavras, mas com atitudes: vão se refugiar no seu egoísmo ou assumir o estilo de vida de nossa sociedade consumista e hedonista; haverá os que demonstrarão não acreditar que alguma coisa possa ser modificada; mas haverá, também, os que acreditarão que dias melhores virão, se fizermos nossa parte para isso.
Pensando bem, há pessimistas em excesso caminhando por nossas avenidas e estradas. Por onde passam, semeiam pessimismo. Mas há também os que continuam acreditando na possibilidade de se construir, nesta terra dos homens, um mundo novo, uma nova sociedade, uma vida marcada pela solidariedade. Serão sonhadores? Sem dúvida! Por sinal, quem não tiver um sonho pelo qual luta, se doa e sofre, não merece viver.
A construção de uma nova sociedade não é missão para alguns: é obra que exige a participar de todos. Dizem os chineses, em sua milenar sabedoria: “Vale mais acender uma vela do que reclamar da escuridão”. Acredito que uma imensa luz poderá iluminar nossa terra e nossa gente em 2014, se as pessoas de boa vontade se unirem, participando com seus dons na construção de um mundo melhor.
O que não podemos ignorar é a marca do pecado no coração do homem. Somente o Evangelho, marcado pelo perdão e pelo amor, é capaz de dar reposta satisfatória à pergunta de Paulo: “Quem me libertará desse corpo de morte?” (Rm 7,24).
Jesus nos fala de um reino em que as mais profundas aspirações do homem poderão se realizar. Um reino que é mais forte do que o pecado e do que a morte. João faz referência a tal reino, no último livro da Bíblia: “Vi então um novo céu e uma nova terra” (Ap 21,1). Temos, aqui, a síntese de imenso sonho: o sonho de Deus para a vida de seus filhos e filhas. Ele deseja que vivamos num mundo em que a paz seja realidade cotidiana, normal e segura. Ora, os planos de Deus são sempre possíveis, porque amparados por sua Palavra e acompanhados por sua graça.
Desde o início de 2014 vamos, pois, fazer a nossa parte, para que a paz, a fraternidade e a justiça se concretizem. Será essa a melhor maneira de acolhermos os dons que o Pai certamente reservou para nós – dons que nos dará cada dia, porque nos ama.
Dom Murilo S.R. Krieger, scj
Arcebispo de São Salvador da Bahia
Primaz do Brasil
Outras notícias
-
Igreja tem participação nas atividades da COP30 nesta quarta-feira
-
Processo de beatificação de padre Cícero avança na Santa Sé
-
CNBB lança revista Movimento de Educação de Base (MEB), em pauta IA na Educação Popular
-
Diocese de Propriá (SE) tem novo bispo
-
Dez princípios para renovar a música e o canto litúrgicos, segundo são João Paulo II
-
Esses são os sete santos canonizados por Leão XIV neste domingo






