Campanha da Fraternidade apoia projetos sociais em todo Brasil
Sexta-feira, 03 de Junho de 2022
Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sob a coordenação da Cáritas Brasileira, promove a Coleta Nacional da Solidariedade que ocorre nas dioceses, igrejas, paróquias e comunidades de todo o país. A coleta é realizada no Domingo de Ramos, dia em que os fiéis doam recursos financeiros que são destinados aos Fundos Nacional e Diocesanos de Solidariedade.
Os fundos são compostos da seguinte maneira: 60% do total da coleta permanecem na diocese de origem e compõem os Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS). Os recursos são destinados ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana. Os 40% dos recursos restantes compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) que são revertidos para o fortalecimento de projetos sociais em todo o Brasil.
Coordenado pela Cáritas Brasileira, em 2012, o Fundo Nacional de Solidariedade arrecadou R$ 5.449.723,13 e apoiou 245 projetos em todo o país. Nos últimos cinco anos, 1.142 projetos foram apoiados pelo Fundo Nacional.
Os Fundos de Solidariedade estão ligados à superação de ações assistencialistas junto a comunidades empobrecidas. Trata-se de uma importante ferramenta de emancipação cidadã, visto que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento comunitário com base nas necessidades, práticas e culturas locais.
Maiores informações: www.caritas.org.br
Outras notícias
-
Processo de beatificação de padre Cícero avança na Santa Sé
-
CNBB lança revista Movimento de Educação de Base (MEB), em pauta IA na Educação Popular
-
Diocese de Propriá (SE) tem novo bispo
-
Dez princípios para renovar a música e o canto litúrgicos, segundo são João Paulo II
-
Esses são os sete santos canonizados por Leão XIV neste domingo
-
Igreja no Brasil se mobiliza para a 9ª Jornada Mundial dos Pobres com o tema “Tu és a minha esperança”






