Ar de renovação na Santa Sé
Sexta-feira, 03 de Junho de 2022
Sete novas nomeações em vários departamentos da Cúria Romana, foram feitas pelo Santo Padre Bento XVI, de acordo com nota desta manhã da Sala de imprensa do Vaticano. Publicamos as notas abaixo:
Nomeado Arquivista e Bibliotecário da Santa Romana Igreja S.E. Mons. Jean-Louis Bruguès, Arcebispo-Bispo emérito de Angers, até agora Secretário da Congregação para a Educação Católica.
Nascido em Bagnères de Bigorre, em 1943, Mons. Bruguès realizou os estudos de Direito, Letras e Ciências Políticas, entre França e Espanha, no período 1960-1966. Entrou na Ordem dos Pregadores, e fez a primeira profissão religiosa em setembro de 1969, e a ordenação sacerdotal no dia 22 de junho de 1975 em Toulouse.
Desde 1976, e por muitos anos, foi professor de Teologia Moral no Studium Dominicano e no Institut Catholique de Toulouse, e de 1997-2000 na Universidade Católica de Friburgo. Depois, foi prior do convento de Toulouse (1980-1986) e de Bordeaux (1987-1990) e Pregador das Confèrences de Carême em Notre Dame de Paris (1995-1997).
Em 20 de Março de 2000, foi nomeado pelo Beato João Paulo II bispo de Angers (França), recebendo a consagração episcopal no 30 de abril próximo. Em 10 de novembro de 2007 Bento XVI o nomeou secretário da Congregação para a Educação Católica, ao mesmo tempo, elevando-o à dignidade de arcebispo.
***
Sucede o cardeal Ennio Antonelli no cargo de presidente do Pontifício Conselho para a Família, S.E. Mons. Vincenzo Paglia, até agora Bispo de Terni-Narni-Amelia, nomeado pelo Papa cabeça do Dicastério, depois da renúncia por questão de idade do cardeal.
Mons. Paglia nasceu em Boville Ernica (Frosinone) no dia 20 de abril de 1945. Depois de estudar no Seminário Romano, estudou na Universidade Lateranense, conquistando a graduação em teologia e a licenciatura em filosofia. Em seguida, formou-se em pedagogia na Universidade de Urbino.
Ordenado sacerdote em 1970 esteve incardinado na diocese de Roma, onde exercitou a função de vice-pároco em Casal Palocco até 1973; reitor da Igreja de Santo Egídio no Trastevere; e, desde 1981 até 2000, pároco na Basílica de Santa Maria no Trastevere e Prefeito da terceira prefeitura de Roma.
Por muito tempo secretário da Comissão Presbiteral Regional e membro da comissão italiana, Paglia também foi postulador da causa de beatificação do bispo de San Salvador, Oscar Arnulfo Romero.
No dia 4 de março de 2000 João Paulo II nomeou bispo de Terni-Narni-Amelia. Recebeu a consagração episcopal em Roma na Catedral de São João de Latrão no dia 2 de abril. Do 2004 ao 2009 foi Presidente da Comissão Ecumenismo e Diálogo da Conferência Episcopal Italiana.
É então Assistente Eclesiástico Geral da Comunidade de Santo Egídio que segue desde os começos dos anos 70, participando ativamente na Associação interna “Homens e Religiões” que organiza encontros ecumênicos e inter-religiosos.
Membro da Ordem dos Jornalistas do Lazio, trabalha com revistas, jornais e programas de rádio e televisão. Colaborou também na Cadeira de História Contemporânea na Sapienza de Roma e publicou artigos sobre história social, religiosa e sobre a pobreza. Significativos são seus estudos sobre o diálogo entre crentes e leigos.
Na Conferência Episcopal Umbra, que ele preside desde 2009, tem promovido, nos últimos anos, o Fundo de Solidariedade, iniciativa que arrecada dinheiro para famílias particularmente afetadas pela recente crise econômica.
Como sucessor de São Valentim promoveu em toda a Itália a Festa da Promessa, celebração que ocorre em torno do 14 de fevereiro e dedicada aos casais jovens que celebrarão o casamento durante o ano.
****
O eminente cargo de Regente da Penitenciaria Apostólica será preenchido pelo Rev. Mons. Krzysztof Jozef Nykiel, até agora Oficial da Congregação para a Doutrina da Fé.
A nomeação foi feita após a renúncia apresentada ao Santo Padre, por S.E. Mons. Gianfranco Girotti, bispo titular de Meta, por ter chegado no limite da idade.
Nascido em Osjaków (Polônia) no 28 de Fevereiro de 1965, o Rev.do Mons. Nykiel foi ordenado sacerdote no dia 9 de junho de 1990 pela Arquidiocese de Łódź. Conseguiu o doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2001). Entre os cargos importantes realizados: Oficial do Pontifício Conselho para a Saúde (1995-2002); Capelão de Sua Santidade (2001) e Prelado de Honra de Sua Santidade (2010).
Do 1º de Julho de 2002 é Oficial da Congregação para a Doutrina da Fé; de dezembro de 2009, Secretário adjunto da Comissão Internacional de investigação sobre Medjugorje, e do 2011, Consultor do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde.
Mons. Nykiel é, também, postulador dos processos de Beatificação e Canonização da Venerável Serva de Deus Wanda N. Malczewska e da Irmã Maria Julitta Ritz. Conhece os idiomas polonês, latim, italiano, Inglês, alemão, espanhol e russo.
***
A nomeação de Vice-Presidente da Pontifícia Comissão "Ecclesia Dei" foi para S.E. Mons. Joseph Augustine Di Noia, arcebispo titular de Oregon City, até agora Secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
Mons. Di Noia, nascido em Nova York, em 1943, de pais de origem italiana, foi ordenado sacerdote na Ordem Dominicana no dia 4 de junho de 1970. Depois do Doutorado em Filosofia na Yale University, lecionou por 20 anos Teologia na Dominican House of the Studies e foi diretor da revista The Tomist. Por sete anos atuou como Secretário da Comissão Doutrinal da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, e de 2002 a 2009 como Sub-Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé.
Em 16 junho de 2009 Bento XVI o nomeou Secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, ao mesmo tempo elevando-o para a sede titular de Oregon City, com dignidade de Arcebispo.
****
Depois de Mons. Di Noia, o cargo de Secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos será de S.E. Mons. Arthur Roche, até agora bispo de Leeds.
Mons. Roche, nascido em Batley Carr, em março de 1950, foi ordenado sacerdote no dia 19 de julho de 1975 para a diocese de Leeds. Coordenador da visita de João Paulo II em York em 1982, por seis anos trabalhou como vigário paroquial da catedral, para depois se tornar pároco da paróquia Santa Wilfrid em Leeds.
Em 1991 foi enviado a Roma para continuar os seus estudos na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde obteve a licenciatura em teologia espiritual, e por quatro anos foi diretor espiritual do Venerável Colégio Inglês. Desde 1996 foi Secretário Geral da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales. Eleito bispo titular de Rusticiana e bispo auxiliar de Westminster em 2001, recebeu a ordenação episcopal em 10 de Maio. Em 16 de Julho de 2002, o Beato João Paulo II nomeou-o Bispo Coadjutor de Leeds (Inglaterra), e foi sucedido no dia 7 abril de 2004.
****
O novo Secretário Adjunto da Congregação para a Evangelização dos Povos e Presidente das Pontifícias Obras Missionárias é S.E. Mons. Protase Rugambwa, Bispo de Kigoma, depois da renúncia, por ter alcançado o limite de idade, de S.E. Mons. Piergiuseppe Vacchelli, Arcebispo titular de Minturno. Nascido 31 de maio de 1960 em Bunena, na diocese de Bukoba, Mons. Rugambwa foi ordenado sacerdote no dia 2 de setembro de 1990, em Dar-es-Salaam, pelo Papa João Paulo II, durante a sua visita pastoral em Tanzânia.
Incardinado na diocese de Rulenge esteve a cargo, no período 1994-1998, dos Estudos para o Doutorado em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Desde o ano 2000 foi então Vigário Geral da Diocese de Rulenge; e até o 2008, Oficial da Congregação para a Evangelização dos Povos. No dia 18 de janeiro de 2008 Bento XVI o nomeou Bispo da diocese de Kigoma (Tanzânia), recebendo a consagração episcopal no 13 de abril do mesmo ano.
***
O Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Merlo-Moreno (Argentina), apresentado por S.E Mons. Fernando María Bargalló, e nomeou Administrador Apostólico ad nutum Sanctae Sedis, Mons. Alcides Jorge Pedro Casaretto, até dezembro de 2011, Bispo emérito da diocese de San Isidro.
Trad. TS
fonte ZENIT
Outras notícias
-
Processo de beatificação de padre Cícero avança na Santa Sé
-
CNBB lança revista Movimento de Educação de Base (MEB), em pauta IA na Educação Popular
-
Diocese de Propriá (SE) tem novo bispo
-
Dez princípios para renovar a música e o canto litúrgicos, segundo são João Paulo II
-
Esses são os sete santos canonizados por Leão XIV neste domingo
-
Igreja no Brasil se mobiliza para a 9ª Jornada Mundial dos Pobres com o tema “Tu és a minha esperança”






