13 de Novembro de 2025

É tempo de renovar a esperança, afirmou Papa durante celebração de Todos os Santos

Domingo, 03 de Novembro de 2013 É tempo de renovar a esperança, afirmou Papa durante celebração de Todos os Santos

No final da festa de Todos os Santos, pouco antes do pôr do sol, o papa Francis celebrou uma missa ao ar livre no cemitério de Verano de Roma e exortou os cristãos para pendurar sobre a esperança como elas refletem a promessa de que a vida terrena termina com a vida eterna no céu.

Na homilia da missa da noite 01 de novembro, o Papa Francis anular seu texto preparado, olhou para as milhares de pessoas se reuniram entre longas filas de túmulos e disse-lhes: "Nós refletir e pensar sobre o nosso próprio futuro e sobre todos aqueles que foram antes de nós e agora estão com o Senhor ".

"O Senhor Deus, a beleza, a bondade, a verdade, a ternura, a plenitude do amor - tudo o que nos espera", disse o papa. "E todos os que nos precederam e morreram no Senhor estão lá," no céu com Deus.

Mesmo o melhor dos santos não foram salvas por suas boas obras, o papa disse, mas pelo sangue de Cristo.

"Deus é o único que salva, ele é o único que nos leva como pai - no final de nossas vidas - para que o céu onde os nossos antepassados ​​são", disse ele.

O dia de festa leitura do capítulo 7 do livro de Apocalipse descreve uma multidão de pessoas de todas as raças e nações diante de Deus. Eles estavam vestidos de branco, o papa disse, porque eles foram "lavados no sangue do Cordeiro. Nós podemos entrar no céu só graças ao sangue do cordeiro, o sangue de Cristo."

"Se hoje estamos lembrando estes irmãos e irmãs que viveram antes de nós e agora estão no céu, eles estão lá porque foram lavados no sangue de Cristo", disse ele. "Essa é a nossa esperança, e essa esperança não decepciona. Se vivemos nossas vidas com o Senhor, ele nunca nos decepciona."

"Nós somos filhos de Deus", disse ele, e viver na esperança de um dia ver Deus como ele é.

"Na festa de Todos os Santos e antes do Dia dos Mortos, é importante pensar sobre a esperança", disse ele.

Os primeiros cristãos usaram uma âncora como um símbolo de esperança, ele disse, e "para que nossos corações ancorado lá onde nossos entes queridos estão, onde os santos são, onde Jesus está, onde está Deus - que é a esperança que se. a esperança que não decepciona. "

As festas de Todos os Santos e Finados são "dias de esperança", disse ele. A virtude da "esperança é como um pouco de fermento que amplia sua alma Há momentos difíceis na vida, mas com a esperança de ir para a frente e manter os olhos sobre o que nos espera hoje é um dia de esperança,.. Nossos irmãos e irmãs são na presença de Deus, e nós, também, estará lá nos braços do Senhor, se seguirmos o caminho de Jesus. "

"Antes do pôr do sol de hoje, cada um de nós pode pensar o pôr do sol de nossas vidas", disse o papa. "Não olhamos para a frente com esperança e com a alegria de ser acolhido pelo Senhor?"

Em toda a Itália, como em muitos países predominantemente católicos, as pessoas se aproveitam de Todos os Santos feriado para arrumar e levar flores aos túmulos de seus entes queridos na véspera do 02 de novembro celebração do Dia de Finados. Após a missa, o papa Francis era visitar algumas dessas sepulturas, rezar para o falecido e abençoando seus túmulos.