Via Sacra: desafios pastorais no sul da Itália que revelam dramas mundiais
Segunda-feira, 14 de Abril de 2014
A Via Sacra que será presidida pelo Papa Francisco, na Sexta-feira Santa, 18, no Coliseu, em Roma, convidará a uma reflexão sobre a crise econômica e as suas graves consequências, a história dos imigrantes e o mal que destrói a vida de tantos jovens.
As meditações – que serão publicadas nesta terça-feira, 15, pela Editora Vaticana – foram escrita por Dom Giancarlo Bregantini, Arcebispo de Campobasso–Boiano, Itália. As 14 estações da Paixão de Cristo terão como tema as chagas do mundo de hoje e os dramas vividos por Dom Bregantini como pastor do sul da Itália: desde as mortes provocadas por resíduos tóxicos até as condições dos detentos em prisões superlotadas.
No madeiro da Cruz de Cristo estão os pecados dos homens, as injustiças causadas pela crise econômica, como a precariedade, o desemprego, a especulação financeira e os suicídios dos empreendedores. Jesus as leva consigo ao Calvário, para ensinar que a vida não deve ser vivida na injustiça, mas criando “pontes de solidariedade”, “vencendo o medo do isolamento, recuperando a estima pela política” e buscando soluções comuns aos problemas sociais.
Nas reflexões de Dom Giancarlo estão presentes ainda os dramas dos imigrantes, as feridas das mulheres que sofrem a violência, os traumas das crianças vítimas de abusos, as dores das mães que perderam seus filhos em guerras, no abismo das drogas ou do álcool.
Os últimos da sociedade de hoje estarão ali, nas diversas Estações da Via Sacra, onde os sofrimentos de Cristo recordarão ainda as pessoas mantidas em prisões superlotadas ou em sombrias penitenciárias onde, às vezes, a tortura é ainda uma prática. (Rádio Vaticano)
Outras notícias
-
Igreja tem participação nas atividades da COP30 nesta quarta-feira
-
Processo de beatificação de padre Cícero avança na Santa Sé
-
CNBB lança revista Movimento de Educação de Base (MEB), em pauta IA na Educação Popular
-
Diocese de Propriá (SE) tem novo bispo
-
Dez princípios para renovar a música e o canto litúrgicos, segundo são João Paulo II
-
Esses são os sete santos canonizados por Leão XIV neste domingo






