12 de Novembro de 2025

Papa alerta a missionários da Argentina que saiam às periferias existenciais

Segunda-feira, 19 de Agosto de 2013 Papa alerta a missionários da Argentina que saiam às periferias existenciais

O Papa Francisco expressou sua cercania com os participantes do IV Congresso Missionário Nacional em Argentina, que até esta segunda-feira se realiza no predio ferial de San Fernando de Catamarca, a quem animou a "sair de si mesmos e ir às periferias, periferias geográficas e às existenciais, para anunciar a Jesús e fazer conhecer sua mensagem".

Através de uma mensagem, o Santo Pai expressou sua cercania com os participantes desta convocação, a quem agradeceu "o trabalho que fazem, graças pelo zelo apostólico que demonstram".

Também os animou a "sair de si mesmos e ir às periferias, periferias geográficas e às existenciais, para anunciar a Jesús e fazer conhecer sua mensagem. Que o Espírito Santo lhes dê força e os faça corajudos, sem medos e com valentia. Que os livre da tentação da comodidade".

Desde o sábado 17 pela manhã, centos de missionários se encontram na capital estadual participando do IV Congresso Missionário Nacional, que se estenderá até a segunda-feira 19 no predio ferial desta cidade, como preparação do Congresso Missionário Latinoamericano que se realizará em Venezuela do 26 de novembro ao 1 de dezembro.

Em sintonia com o Ano da Fé, e no Ano Diocesano da Juventude da diocese de Catamarca, o encontro se realiza sob o lema "Argentina Missionária, compartilha tua Fé". A convocação reuniu a uns 800 congressistas de diferentes regiões do país, 90 dos quais são meninos e participam de tarefas e jogos guiados pelos integrantes da Infância e Adolescência Missionária (IAM).

Também há presenças marcantes do Episcopado argentino: entre os prelados nacionais, passaram estes dias o arcebispo de Salta e membro da comissão executiva da Conferência Episcopal, monsenhor Mario Antonio Cargnello; o Bispo auxiliar de Buenos Aires e presidente da Comissão Episcopal de Missões, Monsenhor Vicente Bokalic Iglic CM; e os bispos Juan Horacio Suárez, de Gregorio de Laferrere; Joaquín Gimeno Lahoz, de Comodoro Rivadavia; José Slaby, Prelado de Esquel; Jorge Lozano, de Gualeguaychú, e o anfitrião, Monsenhor Luis Urbanc.

ÀS dezenas de sacerdotes argentinos que chegaram, somaram-se o presbítero venezuelano Oscar Martínez, diretor da Comissão de Teologia Pastoral e integrante da Comissão Teológica do Congresso Americano Missionário (CAM); também os presbíteros Camilo Pauletti e Leonardo Rodríguez, diretores nacionais das OMP no Brasil e o Uruguai, respectivamente.