O Papa reitera chamado a jovens a FAZER RUÍDO e ir contracorrente
Sexta-feira, 30 de Agosto de 2013
Ao cumprir-se um mês da Missa final da Jornada Mundial da Juventude celebrada em Rio de Janeiro (Brasil), o Papa Francisco desafiou aos jovens a fazer ruído e ir a contracorrente, com os valores da beleza, a bondade e a verdade para atingir grandes ideais-
Assim o indicou ontem, ao receber na Basílica de San Pedro a um grupo de 500 peregrinos da diocese de Piacenza-Bobbio, ao norte de Itália, quem chegaram a Roma com motivo do Ano da Fé.
"Por favor, vão contracorrente. Sejam valorosos, valorosas: caminhem a contracorrente. Se nos dizem ‘Não homem, toma isto, toma um pouco de álcool, um pouco de droga…’. ¡Não! Vão a contracorrente desta civilização que nos está fazendo tanto mau. Entenderam? Vão a contracorrente: isto significa fazer ruído. Caminhem para diante, mas sempre com os valores da beleza, a bondade e a verdade".
"Desafiem seus maiores ideais, os ideais de fazer um mundo de bondade, beleza e verdade. Vocês podem fazê-lo. Têm o poder de fazê-lo. Se não o fazem vocês é por holgazanería: ¡Ânimo! Vão para adiante e façam ruído eh? Onde há jovens deve ter ruído. Depois se equilibram as coisas, mas a ilusão de um jovem é fazer ruído sempre", exortou o Santo Pai.
O Papa Francisco também lhes animou a converter-se em construtores do futuro: "Quando a mim me dizem: Mas, Pai, que feios tempos estes… ¡Mira, não se pode fazer nada! Como não se pode fazer nada? ¡Se pode fazer muito! Mas quando um jovem me diz: ¡Que feios tempos, estes, Pai, não se pude fazer nada!, mando-o ao psiquiatra, ¡eh! Porque… é verdade, ¡eh! ¡Não se entende! Não se entende a um jovem, a um moço, a uma moça que não queiram fazer uma coisa grande, apostar por ideais grandes, grandes para o futuro, não? Depois farão o que possam, não? Mas a aposta é pelas coisas grandes e belas".
"Seu Bispo disse que eu fiz um grande gesto, ao vir aqui. Mas... fí-lo por egoísmo, sabem por que? Porque me agrada estar com vocês ¡eh! ¡E isso é egoísmo!".
O Pontífice explicou que lhe agrada estar com os jovens "têm em seu coração uma promessa de esperança". "Vocês –continuou–, são portadores de esperança. Vocês, e é verdade, vivem no presente, mas vocês estão olhando para o futuro, vocês são artífices do futuro, construtores do futuro".
Ademais lhes animou "a ser artífices do futuro", e lhes recordou que albergam em seu interior o tesouro de almejar grandes coisas.
Em primeiro lugar, disse, o desejo da beleza: a música, o teatro, a pintura. "Em segundo lugar o ser profetas de bondade, amar a bondade e ser bons. E em terceiro, ter sede para valer: procurar a verdade, a maior –Deus-, algo que não se possa possuir, senão encontrar".
Por último, o Papa deu sua bênção apostólica, e convidou a rezar à Virgem, que é a Mãe da beleza, a Mãe da bondade e a Mãe da Verdade, "para pedir-lhe a graça da coragem: porque a Virgem era valorosa. ¡Tinha coragem, esta mulher!", concluiu.
Outras notícias
-
Processo de beatificação de padre Cícero avança na Santa Sé
-
CNBB lança revista Movimento de Educação de Base (MEB), em pauta IA na Educação Popular
-
Diocese de Propriá (SE) tem novo bispo
-
Dez princípios para renovar a música e o canto litúrgicos, segundo são João Paulo II
-
Esses são os sete santos canonizados por Leão XIV neste domingo
-
Igreja no Brasil se mobiliza para a 9ª Jornada Mundial dos Pobres com o tema “Tu és a minha esperança”






