O Papa nomeia novo Nuncio para República Dominicana
Terça-feira, 08 de Outubro de 2013
O Papa Francisco nomeou hoje ao Arcebispo Jude Thaddeus Okolo como novo Nuncio Apostólico em República Dominicana e Delegado Apostólico em Porto Rico, em substituição de Joseph Wesolowski, quem foi retirado do cargo depois de uma série de acusações sobre inconductas sexuais.
O Arcebispo Okolo era até agora Nuncio Apostólico na República Centroafricana e em Chade.
Mons. Jude Thaddeus Okolo nasceu o 18 de dezembro de 1956 em Kano, Nigéria. Foi ordenado sacerdote o 2 de julho de 1983, à idade de 26 anos.
O 2 de agosto de 2008 foi designado Nuncio para a República Centroafricana e Chade, recebendo a ordenação episcopal o 27 de setembro desse mesmo ano.
Caso Wesolowski
Em setembro deste ano, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sede, Pai Federico Lombardi, assinalou que ao Vaticano está disposto a colaborar com as autoridades da República Dominicana "no que seja que requeiram" em relação à investigação que se segue a Wesolowski.
O sacerdote explicou que foi o mesmo Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, Arcebispo de Santo Domingo, quem "informou imediatamente, no mês de julho, pouco antes da viagem a Brasil, ao Santo Pai da existência de acusações sérias contra o então Nuncio da República Dominicana".
O sacerdote disse ademais do que "como conseqüência disto a Secretaria de Estado interveio rapidamente, ao início de agosto, mal se regressou da viagem de Brasil, chamando ao Nuncio, relevando-o de seu cargo e iniciando uma investigação confiada à Congregação para a Doutrina da Fé".
Outras notícias
-
Igreja tem participação nas atividades da COP30 nesta quarta-feira
-
Processo de beatificação de padre Cícero avança na Santa Sé
-
CNBB lança revista Movimento de Educação de Base (MEB), em pauta IA na Educação Popular
-
Diocese de Propriá (SE) tem novo bispo
-
Dez princípios para renovar a música e o canto litúrgicos, segundo são João Paulo II
-
Esses são os sete santos canonizados por Leão XIV neste domingo






