Cresce a percentagem de espanhóis católicos praticantes
Quarta-feira, 09 de Outubro de 2013
Um 72,4% dos espanhóis se definem como católicos, uma percentagem que se mantém e inclusive aumenta uma décima com respeito ao mesmo mês do ano anterior e um 40,9% diz ser praticante, um ponto e meio mais do que em setembro de 2012, segundo se desprende do Avanço de resultados do Barómetro de setembro do Centro de Investigações Sociológicas (CIS).
Concretamente, a enquete revela que um 16,2 por cento dos crentes em alguma religião vão várias vezes ao ano a missa ou outros ofícios religiosos --sem contar casamentos, bautizos, comunhões ou funerais--. Por sua vez, um 13,3% assiste quase todos os domingos e festivos, um 9% alguma vez ao mês e um 2,4% várias vezes à semana.
Enquanto, um 58,7% dos espanhóis que se definem como crentes católicos ou de outra confissão não se consideram praticantes pois dizem não ir "quase nunca" à igreja, mesquita ou sinagoga. Esta percentagem se reduziu em mais de um ponto com respeito ao mesmo mês do ano anterior.
Quanto aos crentes de outras religiões, um 2,3% dos interrogados se emoldura neste grupo --mesma cifra que em setembro de 2012--. Ademais, segundo a enquete do CIS, o 15,2% se define como não crente --igual que o ano anterior-- e o 8,6 como ateu --sete décimas mais do que em 2012--.
Outras notícias
-
Igreja tem participação nas atividades da COP30 nesta quarta-feira
-
Processo de beatificação de padre Cícero avança na Santa Sé
-
CNBB lança revista Movimento de Educação de Base (MEB), em pauta IA na Educação Popular
-
Diocese de Propriá (SE) tem novo bispo
-
Dez princípios para renovar a música e o canto litúrgicos, segundo são João Paulo II
-
Esses são os sete santos canonizados por Leão XIV neste domingo






