Casal de homem e mulher é vital para Igreja e sociedade, diz Cardeal Rivera
Segunda-feira, 16 de Setembro de 2013
O autêntico casal conformado por um homem e uma mulher, que se unem com abertura ao dom da vida dos filhos, é de “vital importância” para a Igreja e a sociedade, explicou o Arcebispo Primado de México, Cardeal Norberto Rivera Carreira.
Assim o assinalou o Purpurado na apresentação do novo Diretório Pastoral Arquidiocesano para o Sacramento do Casal, dado a conhecer recentemente e que agora está a disposição dos fiéis de México D.F. em onde habitam mais de 21 milhões de pessoas.
Segundo assinala o Sistema Informativo da Arquidiócesis de México (SIAME), o Cardeal afirma na apresentação que “o ponto de sustento deste diretório é a convicção a respeito da dignidade da pessoa e do Casal à luz da fé em Cristo, reconhecendo a importância vital que isso tem para a Igreja e para nossa sociedade”.
O diretório tem como objetivo que “nosso atendimento pastoral evolua e madure como um verdadeiro acompanhamento do processo vocacional de quem vão descobrindo em sua experiência que estão chamados a viver em Casal e, por tanto, a formar uma família”, explica.
O Cardeal Rivera Carreira expressou que esta tarefa pastoral se deve alumiar, compreendendo que o sacramento do Casal supõe um processo vocacional que requer discernimento, preparação humana e consciência de fé.
No apartado das “Considerações atuais sobre o casal e a família”, faz-se uma reflexão sobre as mudanças sociais e culturais que transformaram de maneira “rápida e profunda” a percepção do casal e a família.
“A configuração tradicional da família foi desaparecendo, dando lugar a famílias menos sólidas com tendências a não se casar, a postergar o Casal e a ter poucos filhos; aumentam as separações e divórcios, dos que emergem ‘novas formas’ de relação”, ao que se soma a proliferação de novos modelos de convivência, contrários ao casal e a família, como a legalização da união civil entre pessoas do mesmo sexo.
“Sem minimizar os valores que vivem hoje alguns casais, a situação geral mostra que o Casal e a família enfrentam uma forte crise. Isso nos impulsiona aos cristãos a revisar o que significa o sacramento do Casal e a descobrir caminhos adequados para fortalecer sua vivência mediante a pastoral matrimonial”, destaca o documento.
As diretrizes gerais contemplam assim mesmo o seguimento e atendimento dos novos casais, o casal em maturidade, os divorciados e os fiéis voltados a casar civilmente.
Também inclui o Prontuario Matrimonial, atualizado no ano 2012, que é uma guia para a tramitação e celebração do Sacramento do Casal, incluindo os requisitos que devem cumprir os contrayentes e as funções do pároco.
O diretório é o resultado de uma série de reflexões e aportes do presbiterio, da Oficialía de Casais, a Pastoral Familiar e dos movimentos laicales com carisma familiar ou programas dirigidos ao acompanhamento de noivos, bem como de consultas em diretórios de outras dioceses.
Para sua elaboração, tomaram-se em conta os documentos do Concílio Vaticano II, de vários Pontífices, de congregações romanas como o Pontifício Conselho para a Família, de diferentes Conferências Episcopais e do Magistério Eclesiástico, entre outros.
Outras notícias
-
Processo de beatificação de padre Cícero avança na Santa Sé
-
CNBB lança revista Movimento de Educação de Base (MEB), em pauta IA na Educação Popular
-
Diocese de Propriá (SE) tem novo bispo
-
Dez princípios para renovar a música e o canto litúrgicos, segundo são João Paulo II
-
Esses são os sete santos canonizados por Leão XIV neste domingo
-
Igreja no Brasil se mobiliza para a 9ª Jornada Mundial dos Pobres com o tema “Tu és a minha esperança”






